Fórum de fim de semestre - participação obrigatória (2a via)

Reflexão sobre o Primeiro Semestre

Reflexão sobre o Primeiro Semestre

por Fabião Chongo -
Número de respostas: 1

O primeiro semestre foi, sem dúvida, um período de muito aprendizado, desafios e crescimento pessoal. Entrei neste semestre com a expectativa de melhorar a minha comunicação escrita e oral, especialmente em contextos formais e académicos. Ao longo das aulas, tive contacto com diversos temas importantes que contribuíram para o desenvolvimento do uso correcto da gramática da Língua Portuguesa.

Entre os conteúdos abordados, destaco a aprendizagem sobre a redacção de mensagens formais e informais, como SMS ou e-mails dirigidos a professores, tanto no contexto académico como em outros contextos profissionais e sociais. Compreendi a importância da escolha adequada de palavras e do tom certo, elementos essenciais para garantir clareza e respeito nas comunicações.

Outro conteúdo relevante foi o estudo das técnicas e tipos de leitura. Aprendi, por exemplo, a distinguir a leitura funcional (LF) da leitura de estudo, o que me ajudou a posicionar-me melhor diante de diferentes textos. Também me marcou bastante o tema da mancha gráfica, pois entendi como a organização visual do texto pode impactar directamente a leitura e a interpretação.

No campo da ortografia aprofundei os conhecimentos sobre palavras graves, agudas e esdrúxulas, o que tem sido útil para melhorar à acentuação e a escrita em geral. Quanto às classes gramaticais, aprofundei-me nos determinantes e suas subclasses — foi uma jornada muito interessante, que me proporcionou um grande aprendizado sobre essa categoria.

Apesar desses avanços, reconheço que ainda tenho dúvidas em algumas áreas, especialmente em relação às demais classes gramaticais, sobre as quais ainda tenho pouco domínio. Por vezes, também hesito ao classificar certas palavras correctamente. Por isso, pretendo aprofundar esses tópicos no próximo semestre.

Um dos aspectos mais úteis neste percurso foi o incentivo ao uso das ferramentas disponibilizadas no VULA e do  Dicionário Infopédia, que utilizo com frequência para esclarecer significados e ortografia. Além disso, consegui adquirir a Gramática de Costa e Rothes (2015), que considero um recurso essencial para o aprofundamento dos meus estudos em Língua Portuguesa.

Por fim, ressalto que a abordagem prática das aulas com exercícios, trabalhos e o apoio constante da professora foi fundamental para estimular a minha aprendizagem. Espero que, no próximo semestre, eu me dedique ainda mais e consiga evitar deixar os trabalhos para a última hora.