Fórum de fim de semestre - participação obrigatória (2a via)

Minha reflexão sobre o primeiro semestre

Minha reflexão sobre o primeiro semestre

por Francisco Magaio -
Número de respostas: 2

Primordialmente, eu gostaria de parabenizar a professora Benilde.
Eu estava muito convencido de que sabia ler e escrever, mas, graças à professora, descobri que, entre essas coisas que mencionei, não tenho domínio de nenhuma. Sou, na verdade, apenas um leitor iniciante.

Mas vamos falar do que realmente está sendo pedido aqui.
Ao longo do semestre, deparei-me com as famosas classes gramaticais. Já havia estudado sobre isso antes, mas desta vez foi de forma mais profunda.
Eu mal sabia que existiam classes fechadas e abertas; mal sabia que havia preposições acidentais, adjetivos relacionais e qualificativos. Todas essas coisas aprendi neste semestre.

Também aprendi a forma correta de escrever uma SMS, o uso da linguagem adequada e, sobre a leitura, mal sabia que existiam diferentes tipos de leitura. Hahaha! Sei que parece até piada, mas não é.
Eu realmente não sabia que há leituras diferentes para diferentes ocasiões.

Sobre o uso correto dos pronomes átonos e a acentuação das palavras quanto à sílaba tônica, arrisco dizer que foi a lição que mais me marcou.
Vou explicar os motivos que me levam a dizer isso.
Primeiro, percebi que eu, para não dizer muitos (porque sei que a maioria também enfrenta essa dificuldade), cometia o erro de escrever certas palavras com acento circunflexo, como "acadêmico", o que está errado, pois não usamos o português do Brasil.

Outro erro comum que eu cometia era o de colocar acento em qualquer lugar onde me parecia conveniente.
Mas agora eu sei as razões do uso do acento em palavras agudas, graves e esdrúxulas.

Ainda no início do semestre, aprendemos sobre esquematização e sublinhar. Essa aula eu dou nota 20! O que seria da vida de um aluno universitário sem esquemas?
Porque, sabendo esquematizar, um texto fica muito mais fácil de compreender.

O que ainda continua nas nuvens — ou seja, o que ainda me deixa confuso — é classificar uma palavra dentro do contexto: a qual classe ela pertence.
Percebi que algumas palavras podem funcionar como sujeito, mas também como adjetivos, dependendo do contexto.

Sobre esse assunto, eu gostaria muito de aprender mais

Em resposta a 'Francisco Magaio'

Re: Minha reflexão sobre o primeiro semestre

por Benilde Jose Machava Vieira -
Obrigada pela reflexão sobre o que foi o semestre para si. Alguns dos seus anseios serão resolvidos no semestre que vem.

Há um equívoco quando diz que «algumas palavras podem funcionar como sujeito, mas também como adjetivos, dependendo do contexto». Vamos trabalhsr sobre isto em profundidade, particularmente com «a, se, como, que», Por enquanto deixe-me mistura classes gramaticais com funcoes na frase. Deixe-me só dizer que:
algumas palavras podem funcionar como uma classe ou outra, consoante o contexto:
Ele fala alto (= num tom alto, de forma alta). Aqui caracteriza-se o verbo, portanto, é advérbio,
Este coqueiro está alto. Aqui caracteriza-se um substantivo, portanto, é um adjectivo.
Sabes qual é o animal mais rápido? - adjectivo.
Não fales tão rápido (=tão rapidamente). advérbio

Outras podem funcionar como substantivos ou adjectivos:
O bonito seria perdermos o autocarro! ('bonito' funciona como um substantivo, até tem um determinante)
Olha, este auticarro é mesmo bonito! (adjectivo, caractaeriza autocarro)

O 'pouquíssimo' que sei aprendi aqui. (substantivo)
No Inverno os animais andam 'pouquíssimo'. (advérbio)

Havemos de aprofundar isto ao longo do segundo semestre.