Fórum de fim de semestre - participação obrigatória (2a via)

Minha reflexão em torno do primeiro semestre

Minha reflexão em torno do primeiro semestre

by Anínia Combe -
Number of replies: 0

O primeiro semestre foi uma etapa marcante e bastante enriquecedora. Cheguei com expectativas altas e, apesar de alguns desafios, sinto que aprendi muito.

As aulas permitiram-me desenvolver melhor a compreensão do uso das preposições, dos advérbios, das conjunções (o que me ajudou a identificar uma classe gramatical da outra) e do funcionamento geral da língua portuguesa. Aprendi como elaborar um email formal, como empregar correctamente certas expressões e como fazer esquemas, esquemas esses que, foram úteis para organizar ideias, compreender melhor o  texto e identificar informações primárias e secundárias. Também foi muito útil aprender a norma APA, algo que será indispensável na minha formação académica.

Contudo, ainda existem alguns tópicos que permanecem com dúvidas, como o uso correto de certas preposições em contextos mais formais, bem como a diferenciação precisa entre pronomes e determinantes em algumas construções. São pontos que pretendo rever e consolidar no segundo semestre.

Ressalto como extremamente útil o uso da oralidade nas aulas, o estímulo à participação ativa, e os exercícios práticos feitos em aula e não só. Tudo isso fortaleceu minha aprendizagem e tornou o processo mais dinâmico e interessante.

Quanto ao material, ainda não possuo a gramática de Costa e Rothes (2015), mas pretendo adquiri-la em breve por reconhecer sua importância. Contudo, tenho um dicionário impresso neste momento, que tem sido muito útil. 

Estou motivada para o segundo semestre e pronta para continuar aprendendo.