Fórum sobre síntese

Participação no fórum – Tema: Síntese

Participação no fórum – Tema: Síntese

by Eldo Munguambe -
Number of replies: 5

Após a leitura do texto sobre síntese, percebi que este género textual é mais do que um simples resumo, pois exige reorganizar ideas, combinar informações de diferentes fontes e apresentar de forma clara apenas o essencial. Contudo, ainda me sinto um pouco inseguro. O que ainda me gera questionamento é até que ponto a interpretação pessoal pode entrar na síntese sem se transformar em opinião?

Outra questão que me inquieta é a distinção prática entre resumo e síntese. Sei que o resumo segue a ordem do texto original e a síntese permite reorganizar as ideias, mas, na hora de escrever, tenho receio de acabar escrevendo  um resumo em vez de uma síntese de facto.

Gostaria de ouvir as vossas opiniões ou experiências, como vocês conseguem garantir que estão realmente a produzir uma síntese e não apenas um resumo?

In reply to Eldo Munguambe

Re: Participação no fórum – Tema: Síntese

by Rosa Tomás -
Se você está diminuindo um único texto- é resumo.
Se você está juntando vários textos ou articulando ideias com visão crítica - é síntese.
Resumo:
I. É redução fiel do texto original.
II. Reproduz as ideias principais do autor, sem opinião pessoal.
III. Mantém a mesma perspectiva do texto-base.
VI. Não compara, não acrescenta, não mistura outras fontes.
Síntese:
I. Vai além de resumir.
II. Reúne informações de várias fontes ou diferentes partes.
III. Pode incluir uma interpretação crítica ou comparação.
VI. Exige articulação de ideias não só condensação.
Antes que eu faça um resumo ou síntese, leio sempre estas características para garantir que eu não confunda esses dois textos, espero ter ajudado.
In reply to Eldo Munguambe

by Nikhywa Fanheiro -
Olá, Eldo!
Para distinguir um resumo de uma síntese, observas quantos textos foram trabalhados. O resumo condensa um único texto, mantendo a ordem e a estrutura originais. É como cortar excessos, mas respeitar a forma do autor. Agora, a síntese condensa dois ou mais textos, ou um conjunto de ideias onde comparas, destacas pontos em comum e diferenças, criando um único texto com os pontos príncipais, que irão ajudar-te em algum estudo ou análise sem precisares de recorrer novamente aos textos originais...o que daria mais trabalho e gastaria o tempo. A organização final da síntese é tua.

Portanto, se manténs a sequência de um só texto, estás a resumir. Se reorganizas, cruzas ideias ou reescreves relacionando ideias de vários textos ou autores, estás a sintetizarObservar a estrutura de ambos é importante!

Quanto ao ponto de "interpretação pessoal ", num resumo ou numa síntese, tu não deves dizer "eu concordo/discordo com o ponto X ou Y", ou fazer alguma coisa que envolva realmente a tua opinião. Penso que a tua única tarefa na elaboração de uma síntese ou resumo é organizar as ideias dos autores dos textos, não precisas de usar as mesmas palavras que eles usaram, mas o teu foco é só em saber interpretar e organizar as ideias do que já foi dito ou feito para servir-te de um guia.

Espero ter ajudado!
In reply to Nikhywa Fanheiro

by Francisco Magaio -
Olá, Nikhywa!
O teu comentário foi muito necessário e também me ajudou, mesmo não sendo dirigido diretamente a mim.