A concordância nominal é a relação de harmonia em género e número entre o substantivo e os elementos que o acompanham, como determinantes, adjetivos e pronomes. Isso significa que palavras como “algumas notícias falsas” ou “todos os meus colegas atentos” seguem a forma do nome principal, garantindo clareza e correção na frase.
O adjetivo predicativo também deve concordar com o substantivo a que se refere, como em “as notícias eram deprimentes” ou “a informação deixou-nos deprimidos”. Do mesmo modo, os pronomes precisam ajustar-se ao nome, seja na função de retomar ou antecipar a ideia.
1. O aspeto da concordância que ainda me suscita dúvidas é a utilização dos pronomes. Percebo que eles devem concordar com o substantivo a que se referem, mas em alguns casos, sobretudo quando aparecem de forma anafórica ou catafórica, ainda sinto dificuldade em identificar corretamente a relação entre o pronome e o nome.
2. Não tenho dúvidas. De todos os pontos, o que despertou mais curiosidade foi a função do adjetivo predicativo, porque notei que ele pode alterar significativamente o sentido da frase e exige uma atenção maior para garantir que esteja em harmonia com o substantivo.