Fórum obrigatório - Ainda sobre concordância nominal

Concordância nominal

Concordância nominal

by Talumba Sono -
Number of replies: 1

A concordância nominal é a relação de harmonia em género e número entre o substantivo e os elementos que o acompanham, como determinantes, adjetivos e pronomes. Isso significa que palavras como “algumas notícias falsas” ou “todos os meus colegas atentos” seguem a forma do nome principal, garantindo clareza e correção na frase.

O adjetivo predicativo também deve concordar com o substantivo a que se refere, como em “as notícias eram deprimentes” ou “a informação deixou-nos deprimidos”. Do mesmo modo, os pronomes precisam ajustar-se ao nome, seja na função de retomar ou antecipar a ideia.

1. O aspeto da concordância que ainda me suscita dúvidas é a utilização dos pronomes. Percebo que eles devem concordar com o substantivo a que se referem, mas em alguns casos, sobretudo quando aparecem de forma anafórica ou catafórica, ainda sinto dificuldade em identificar corretamente a relação entre o pronome e o nome.

2. Não tenho dúvidas. De todos os pontos, o que despertou mais curiosidade foi a função do adjetivo predicativo, porque notei que ele pode alterar significativamente o sentido da frase e exige uma atenção maior para garantir que esteja em harmonia com o substantivo.

In reply to Talumba Sono

Re: Concordância nominal

by Benilde Jose Machava Vieira -
Se diz «sobretudo quando aparecem de forma anafórica ou catafórica,», pode parecer que haja uma outra forma, mas apenas existem duas possibilidades. Ou o nome vem antes dopronome ou vem depois, embora numa mesma frase possam acontecer em simultâneo, como no exemplo que segue em que distinho com aspas e asterisco cada caso ('catafórico' , *anafórico*):

Mostrou-me o caderno 'dela' e perguntaou-me se gostava do desenho que 'ela' tinha naquela página, Não 'lhe' respondi, Fiquei apenas a olhar para 'ela'. Meio confusa, despertou-me:
-Tia, gosta deste desenho?
-Sim, Elsa, gosto. Só estava apensar como é que tu fizeste.
animou-*se* e deu-me a explicação *dela* sobre a técnica que *ela* tinha usado....