Fórum obrigatório - Ainda sobre concordância nominal

Ainda sobre concordância nominal

Ainda sobre concordância nominal

by VALTER GABRIEL MADADE -
Number of replies: 2

Eu pensava que a concordância nominal era simples, mas percebi que há detalhes muito interessantes. O que mais despertou a minha curiosidade foi o uso de pronomes e adjectivos, e achei interessante perceber que eles sempre devem concordar com o substantivo a que se referem.

Por exemplo, em “A menina e o colega dedicada fizeram o trabalho de casa; ela explicou todas as etapas detalhadamente”, o adjectivo dedicada está no feminino singular, então se refere apenas à menina, e não ao colega. Esse detalhe é importante porque a concordância nominal indica com precisão quem possui a qualidade mencionada.

Outro exemplo é: “A professora elogiou o menino esforçado; ele conseguiu terminar todas as actividades antes do prazo”, onde o adjectivo predicativo esforçado concorda com o substantivo masculino menino e mostra claramente a pessoa elogiada.

Minhas dúvidas sobre este tema foram esclarecidas na aula passada e também em algumas pesquisas na internet, o que ajudou muito a compreender melhor sobre o mesmo.

Achei realmente interessante perceber como pequenos detalhes de gênero e número fazem grande diferença na clareza e harmonia do texto.

In reply to VALTER GABRIEL MADADE

Re: Ainda sobre concordância nominal

by Benilde Jose Machava Vieira -
Aqui há um equívoco.

«“A menina e o colega dedicada fizeram o trabalho de casa; ela explicou todas as etapas detalhadamente”, o adjectivo dedicada está no feminino singular, então se refere apenas à menina, e não ao colega. Esse detalhe é importante porque a concordância nominal indica com precisão quem possui a qualidade mencionada.»

Sendoq ue dedicada se refere apenas à mrnins, deve vir adjacente: «A menina dedicada e o colega fizeram o trabalho de casa; ela explicou todas as etapas detalhadamente».