Publicidade Enganosa e Publicidade Abusiva

Publicidade Enganosa e Abusiva

Publicidade Enganosa e Abusiva

by Cleide Nhamuna -
Number of replies: 0

Publicidade é a prática de promover e divulgar produtos, serviços ou marcas através de canais de comunicação com vista a persuadir um público-alvo a ter desejo de comprar ou adoptar uma determinada atitude.

A Lei de Defesa do Consumidor vigente em Moçambique no seu artigo 20 refere-se a publicidade enganosa como qualquer informação ou comunicação de de caráter publicitário falso ou omisso, capaz de induzir ao erro o consumidor sobre a natureza do produto ou serviço. Descreve também a publicidade abusiva como aquela que explora as vulnerabilidades da sociedade ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à saúde ou a segurança.

Navegando pela internet tive oportunidade de conhecer a publicidade enganosa e abusiva na perspectiva de três autores: Philip Kotler, Clóvis de Barros Filho e Eugénio Bucci.

 Na visão destes a publicidade enganosa é toda comunicação antiética que não corresponde a realidade, induzindo o consumidor ao erro, prometendo atributos inexistentes ou exagerados . Os mesmos defendem que publicidade abusiva é a que explora vulnerabilidades, fere a dignidade da pessoa humana visando apenas o lucro. Esta definição está em concordância com o que dito no artigo 20 da lei de defesa do consumidor.

A lei é conta estes dois tipos de publicidade porque estas práticas prejudicam o consumidor, que é a parte mais frágil na relação do consumo. O objetivo é garantir a boa-fé nas relações comerciais e proteger o consumidor de informações falsas ou omissas. Levando em consideração esses pontos, não dá para discordar da lei.

Várias vezes ao dia sou bombardeada por publicidade enganosa pela internet, não é uma coisa boa visto que várias pessoas perdem muito dinheiro em busca de benefícios propostos, mas que nunca chegarão por ser tudo falso.

O público está cada vez mais consciente e crítico em relação a publicidade. Para  construir confiança, as marcas precisam adoptar uma abordagem ética, transparente e honesta. A publicidade  responsável não apenas vende produtos, mas também promove valores saudáveis na sociedade.