Novamente, avaliando o glossário, actividade permanente -ENCERRAMENTO

Comentário ao glossário de Francisco Magaio

Comentário ao glossário de Francisco Magaio

by Anínia Combe -
Number of replies: 0

Ao olhar o glossário do colega, notei algumas coisas positivas, como a escolha de palavras interessantes e a tentativa de criar frases de exemplo. No entanto, percebi que ele não seguiu exatamente as instruções da professora.

No glossário do colega, achei que ele poderia ter apresentado a palavra de forma mais direta, fazendo a divisão silábica e assinalando a sílaba tónica sem precisar colocar títulos como “classe gramatical” ou “divisão silábica”. Por exemplo, poderia ter escrito assim: acepção (substantivo) (a-cep-‘ção), em vez de separar essas informações em linhas diferentes. Isso deixaria o glossário mais simples e fácil de consultar, sem perder nenhuma informação importante.

Em certos casos, os significados estavam pouco claros ou diferentes do que o modelo pedia, e a divisão silábica com a sílaba tónica não estava sempre correta, o que tornou mais difícil compreender rapidamente.Por exemplo, a divisão silábica de “afrodescendentes” estava escrita como (af-ro-de-scen-den-tes) , sendo que, deveria ser (a-fro-des-cen-den-tes). Ele cometeu o mesmo erro em “impregnadas” (im-pre-gna-das) enquanto devia ser (im-preg-na-das).Além disso, assinalou como sendo a sílaba tónica ‘das’ sendo que é ‘na’. O colega cometeu o mesmo erro de assinalação da sílaba tónica em acepção, caprichos, eufemismo , eufemísticas e galhofa.

Ademais, algumas definições foram misturadas numa única linha, como em ’Senzala’ “casa ou alojamento dos escravos; simbolicamente usada para humildade ou origem pobre”, enquanto seria melhor separar em:

1. casa ou alojamento dos escravos;
  2. simbolicamente usada para humildade ou origem pobre

Também notei que algumas frases não reflectiam bem o significado das palavras. Por exemplo,’eufemísticas’ “Muitas delas são eufemísticas” não mostra claramente que eufemismo suaviza algo desagradável; ‘afrodescendentes’ “A palavra é muito bem-vinda para designar africanos ou afrodescendentes” repete a definição sem contextualizar; e frases como ‘caprichos’ “Acontecer é cheio de caprichos” ou ‘enxutinha’ “Adora ser enxutinha e ter tudo no lugar” não exemplificam bem o uso da palavra e não reflectem totalmente os significados de forma clara, especialmente para alguém que lê pela primeira pobr

Quanto ao meu trabalho, ao enriquecer o glossário, procurei seguir rigorosamente as instruções e o modelo da professora: indicar a classe gramatical, dividir corretamente as sílabas, assinalar a sílaba tónica e construir frases claras, tudo isso consultando dicionários.Pode ser que eu tenha cometido alguns erros mas tentei ao máximo seguir as instruções e apresentar as palavras de forma correta.

Esta atividade ajudou-me bastante , porque não só me permitiu aumentar o meu vocabulário, como também me fez perceber a importância de organizar bem o glossário e prestar atenção aos detalhes. Acho que, no futuro, seria bom se todos nós revisássemos com cuidado as instruções antes de adicionar palavras, para que o glossário coletivo fique mais claro, organizado e realmente útil para toda a turma.