Chamo-me Micas Armando António e sou docente Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, onde tenho leccionado disciplinas ligadas à comunicação, ao jornalismo e à gestão de empresas jornalísticas. A minha trajectória académica e profissional cruza áreas como comunicação, direito, administração pública, contabilidade e auditoria e finanças, o que me permite olhar para o ensino superior de forma interdisciplinar. No meu papel como docente, procuro não apenas transmitir conteúdos, mas também estimular o pensamento crítico, a autonomia intelectual e a capacidade dos estudantes relacionarem a teoria com os problemas concretos da sociedade.
Em relação ao ensino e aprendizagem híbrido ou online, gosto sobretudo da sua flexibilidade, da possibilidade de ampliar o acesso ao conhecimento e da oportunidade de integrar recursos digitais que tornam as aulas mais dinâmicas, participativas e actualizadas. Também valorizo o facto de estes modelos poderem estimular maior autonomia nos estudantes, permitindo que pesquisem, revejam conteúdos e participem em ambientes de aprendizagem para além da sala de aula física.
Reconheço, contudo, alguns desafios. Nem sempre os estudantes têm acesso regular à internet, dispositivos adequados ou condições favoráveis de estudo. Além disso, o ensino online pode reduzir a interacção humana e dificultar o acompanhamento próximo. Do ponto de vista pessoal, reconheço também que ainda não tenho domínio pleno de todas as funcionalidades das plataformas digitais de ensino, razão pela qual encaro esta formação como uma oportunidade de aprendizagem. Espero contar com o apoio dos colegas e facilitadores para desenvolver maior segurança, aperfeiçoar as minhas competências e tornar-me mais proficiente no uso pedagógico das TICs no ensino superior.