Depois da interacção com o meu amigo inteligência artificial,chat GPT, e ter dado uma vista de olho no que os meus colegas já tinham deixado ficar, foi possível entender que, o Diário de aprendizagem é uma ferramenta fundamental para o densvolvimento da nossa autonomia académica. Mais do que um registro de conteúdos, ele funciona como um espaço de metacognição, permitindo identificar o que realmente compreendemos e onde estão as nossas principais fraquezas. Suas maiores vantagens são o estímulo ao pensamento crítico e a consolidação da memória do longo prazo.
Nesta mesma senda, foi possível constatar que o uso 100% do chatGPT anula por completo o propósito da actividade. Sendo um exercício de reflexão estritamente pessoal e autêntico, a escrita deve ser autoral.
Relativamente a frequência e faltas, a escrita e aconselhável que se faça semanalmente de modo a acompanhar a evolução das aulas. Em caso de falta, a obrigação não se vai embora. O estudante deve recorrer aos textos de apoio, informação vinda dos colegas para realizar a sua reflexão semanal demonstrando a proatividade.
Estrutura e tempo de dedicação: ainda na interacção com o meu amigo, foi possível perceber que uma entrada eficiente leve 15 a 30 minutos e deve se distribuída em cerca de 3 parágrafos.
Parágrafo 1(síntese): Apresentação concisa do tema e conceito estudado na semana.
Parágrafo 2( Análise crítica): Reflexão sobre as facilidades, dificuldades encontradas e conexões com outras áreas.
Parágrafo 3( projecção): Como esse aprendizado será aplicado e quais os próximos passos para superar as lacunas.