A leitura do Regulamento Pedagógico permitiu-me compreender melhor os meus direitos e deveres enquanto estudante. Verifiquei que a assiduidade é uma responsabilidade importante, sendo obrigatória a presença nas actividades curriculares de carácter obrigatório. O regulamento estabelece que a acumulação de 20% ou mais de faltas pode levar à exclusão do exame, pelo que devo gerir melhor o meu tempo e justificar qualquer ausência dentro dos prazos previstos.
Também compreendi que a falta a uma prova de avaliação de frequência só permite a realização da segunda chamada mediante requerimento, apresentação de documentos comprovativos e pagamento da taxa correspondente. Quanto aos exames finais, a falta ao exame normal é considerada reprovação, embora exista a possibilidade de realizar o exame de recorrência, nos termos do regulamento.
Outro aspecto que merece atenção é a proibição de qualquer forma de fraude académica, incluindo o plágio, o uso de cábulas, a cópia, a utilização de materiais não autorizados e outras práticas desonestas. Estas condutas constituem infracções disciplinares e podem resultar em sanções graves.
Ao reflectir sobre o semestre passado, reconheço que preciso de melhorar a minha assiduidade, organizar melhor o tempo de estudo e cumprir rigorosamente as normas académicas. Pretendo manter uma postura ética, responsável e empenhada, evitando qualquer prática que comprometa a minha formação e o meu desempenho académico.