Impressões sobre a atividade
Depois de conversar e compreender melhor o que é o Diário de Aprendizagem, percebi que esta ferramenta vai muito além de um simples resumo das aulas. O diário é um espaço pessoal de reflexão, onde posso registar não só os conteúdos aprendidos, mas, principalmente, como aprendi, quais foram as minhas dificuldades e o que ainda preciso de melhorar. Para entender melhor, procurei exemplos de pessoas que já fizeram diários na internet, e isso ajudou-me a ter uma visão mais clara de como estruturar as minhas entradas. Percebi, também, que, de forma inconsciente, já fazia algo parecido: nos livros que leio costumo fazer anotações sobre o que aprendi, com o objetivo de desenvolver as minhas capacidades. A actividade mostrou-me a importância da regularidade e da honestidade no registo, e que, apesar de ferramentas como o ChatGPT poderem ajudar a esclarecer dúvidas e a organizar ideias, o diário só tem valor se refletir a minha própria experiência e o meu percurso de aprendizagem. Considero esta actividade muito útil, pois vai ajudar-me a ter mais consciência, autonomia e a acompanhar a minha evolução ao longo da disciplina.