Diário de Aprendizagem - fórum obrigatório 2

Comentário sobre o diário de aprendizagem

Comentário sobre o diário de aprendizagem

por ELISIO ANASTÂNCIO ZUNGUZA -
Número de respostas: 1

Um diário de aprendizagem é um registo pessoal e reflexivo onde o estudante descreve o que aprendeu, como aprendeu, as dificuldades que encontrou, as estratégias que utilizou e o que pretende melhorar. O objetivo principal não é apenas resumir a matéria, mas demonstrar a evolução da aprendizagem.

A partir da definição apraz me tecer um comentário geral sobre o diário de aprendizagem, bem como suas vantagens, especificidades, dentre outros pontos inerentes ao assunto.

Parece me mais uma ferramenta auxiliar para o contínuo processo de aprendizagem, a semelhança do resumo, síntese e ficha de leitura. Todavia da conversa com o CHATGPT, encontrei muitas diferenças em comparação com as outras ferramentas.

Inquieta-me perceber qual seria a frequência ideal para escrever um diário de aprendizagem, pois parece me muito difícil fazê-lo diariamente, aliás ainda que seja com periodicidade semanal, não se afigura tarefa fácil, todavia se não é diário, nem semanalmente feito, talvez tome outro nome, por outro lado também não seria fácil reter todos os conteúdos aprendidos no final de 7/15 dias e preencher o diário de aprendizagem, daí que, entendo que, ainda que seja difícil, convém que o diário seja feito imediatamente para que todos os conteúdos aprendidos sejam reflectidos no diário. 

Em resposta a 'ELISIO ANASTÂNCIO ZUNGUZA'

Re: Comentário sobre o diário de aprendizagem

por Benilde Jose Machava Vieira -
Para escrever mesmo se semanalmente você tem de anotar o que pretender registar no diário.

Expliquei por que razão mantive o nome diário apesar de não ser escrito todos os dias. Podia nomeá-lo com «Notas de aprendizagem», mas como poderiam entender o conceito procurando na rede?