Diário de Aprendizagem - fórum obrigatório 2

Diário de aprendizagem

Diário de aprendizagem

por Carmen Xerinda -
Número de respostas: 0

Após conversar com o ChatGPT, percebi que um diário de aprendizagem não é apenas um resumo da aula, mas um registo pessoal daquilo que fui aprendendo ao longo do processo. O seu principal objectivo é ajudar a organizar ideias, identificar dificuldades, acompanhar a evolução da aprendizagem e desenvolver a capacidade de reflexão crítica.

Também compreendi que o ChatGPT pode auxiliar com sugestões de estrutura, esclarecer dúvidas e até ajudar a melhorar a escrita, mas não deve escrever o diário no lugar do estudante. Como se trata de um registo de experiências e reflexões pessoais, ele deve ser autêntico e representar aquilo que realmente aprendi e senti durante o processo.

Em relação à estrutura, percebi que não existe um modelo único. O importante é incluir o que foi aprendido, as dificuldades encontradas, as estratégias utilizadas para as ultrapassar e uma breve reflexão sobre o que ainda preciso de melhorar. As entradas não precisam de ser muito longas, mas devem ser claras e consistentes. Escrever semanalmente parece-me uma boa opção, porque facilita recordar os acontecimentos e acompanhar a evolução da aprendizagem sem acumular informação.

Fiquei ainda com a impressão de que o diário pode ser utilizado como instrumento de avaliação, não apenas pelo conteúdo, mas sobretudo pela qualidade da reflexão e pelo acompanhamento do progresso ao longo do tempo.

Uma dúvida que ainda me ficou é como encontrar um equilíbrio entre descrever o que aconteceu nas aulas e fazer uma reflexão mais crítica, sem transformar o diário apenas num resumo dos conteúdos. Acho que esse será um dos maiores desafios na elaboração dos registos.