Antes de iniciar o meu Diário de Aprendizagem, pesquisei sobre o assunto no chat cpt e aqui deixo as minhas principais dúvidas e compreensões:
Um diário de aprendizagem é um registro pessoal e reflexivo, onde o estudante descreve o que aprendeu, as dificuldades, dúvidas e como superou os desafios ao longo da disciplina. A vantagem é que ajuda a desenvolver o pensamento crítico, a autoavaliação e a melhorar a escrita, além de servir como memória do percurso académico. Começo por, esclarecer que o ChatGPT pode ajudar a tirar dúvidas, dar exemplos e organizar ideias, mas não pode escrever no meu lugar. O objetivo do diário é refletir sobre a minha aprendizagem, as minhas dificuldades e progressos. Se outra pessoa ou IA escrever, perco a oportunidade de aprender.
Pelo facto, do diário de aprendizagem ser pessoal não torna, o mesmo, engessado. O ideal é ser objetivo: 2 a 3 parágrafos por entrada.
Passo a apresentar critérios que são, na minha optica, indispensáveis no momento de escrever no diario... O que eu aprendi na semana/aula. Dificuldades encontradas e como tentei resolver, são os principais, mas sentido uma ligeira necessidade, o escritor pode acrescentar mais aspectos.
O ideal é escrever semanalmente, evitando assim correr o risco de esquecermos o que aprendemos, e por conseguinte conseguiremos lembrar melhor dos detalhes das aulas e atividades. Escrever só no fim do semestre torna o diário vago.
É importante termos em mente que mesmo faltando a uma aula devemos escrever. Podemos relatar o motivo da falta, o que nós aprendemos, o que lemos sobre o tema e quais dúvidas ficaram. O importante é manter a constância.
Dado o facto de, o diário ser pessoal, acredito que o tempo de escrita seja relativo, não havendo necessidade de estabelecer um tempo.
O tempo de escrita seja pessoal, não significa que vá escrever apenas 1 parágrafo, que pelo menos tenha 2 a 4 parágrafos. Um para introdução do tema, um para reflexão, um para dificuldades e um para conclusão/dúvidas.