O estudo dos tópicos me permitiu compreender que a concordância nominal é um processo sintáctico baseado na harmonia dos traços de género e número entre o nome(substantivo) e os elementos que a ele se ligam, nomeadamente especificadore, adjectivos predicativos e atributivos, e pronomes catafóricos ou anafóricos.
Foi possível perceber, através da última aula é da revisão, que os determinantes e adjectivos devem concordar com o nome em género e número, como em «o jornal», «as respostas», «notícias falsas» e «dicas práticas». Estes exemplos apresentados ajudaram a demonstrar que a ausência dessa harmonia produz construções incorrectas.
Podemos também verificar nos pronomes catafóricos e anafóricos a obrigação de concordar com os nomes a que se referem. Os primeiros relacionam-se com um nome que aparece posteriormente, enquanto os segundos retomam um nome já mencionado.
Assim, os tópicos mostraram que a concordância nominal está presente em diferentes relações sintácticas e que a harmonia entre género e número é fundamental para a construção correcta das frases.
Quanto à dúvidas, não tenho alguma, mas há, em mim, o entusiasmo de aprender mais.