Concordância nominal depois de estudar o tema - Fórum de participação livre

Concordância nominal

Concordância nominal

por Benelton Justino -
Número de respostas: 1

O estudo dos tópicos me  permitiu compreender que a concordância nominal é um processo sintáctico baseado na harmonia dos traços de género e número entre o nome(substantivo) e os elementos que a ele se ligam, nomeadamente especificadore, adjectivos predicativos e atributivos, e pronomes catafóricos ou anafóricos.

Foi possível perceber, através da última aula é da revisão, que os determinantes e adjectivos devem concordar com o nome em género e número, como em «o jornal», «as respostas», «notícias falsas» e «dicas práticas». Estes exemplos apresentados ajudaram a  demonstrar que a ausência dessa harmonia produz construções incorrectas.

Podemos também verificar nos pronomes catafóricos e anafóricos a  obrigação de concordar com os nomes a que se referem. Os primeiros relacionam-se com um nome que aparece posteriormente, enquanto os segundos retomam um nome já mencionado.

Assim, os tópicos mostraram que a concordância nominal está presente em diferentes relações sintácticas e que a harmonia entre género e número é fundamental para a construção correcta das frases.

Quanto à dúvidas, não tenho alguma, mas há, em mim, o entusiasmo de aprender mais.

Em resposta a 'Benelton Justino'

Re: Concordância nominal

por Benilde Jose Machava Vieira -
Menos mal que compreendeu tudo. Só tem de corrigir duas coisas:
1. estudou um tópico - a concordância nominal.
2. exactamente para manter a tal concordância nominal deve dizer uma das duas:
  • quanto a dúvidas (a preprosição; invariável, portanto) 
  • quanto às dúvidas (contracção da preposição a com o artigo as que acompanha o nome dúvidas).