?????!!!...

Dúvida e reflexão sobre o texto «Deus Desceu do Céu»

Dúvida e reflexão sobre o texto «Deus Desceu do Céu»

por NÉLIO ALBERTINA CHICONELA -
Número de respostas: 2

Ao ler o texto «Deus Desceu do Céu» e ao fazer o questionário, deparei-me com algumas dificuldades e também com algumas descobertas. Uma das minhas principais dúvidas surgiu em relação ao mal-entendido entre o narrador e o Ricardo. No início, o narrador entende que Ricardo está realmente a falar da chegada de Deus a Moçambique, mas, no final, percebe que ele se referia à chegada do Comissário europeu João de Deus Pinheiro. Gostaria de saber se este mal-entendido é utilizado pelo autor apenas para criar humor ou se também pretende transmitir alguma outra mensagem ao leitor.

Além disso, na questão 22, fiquei com algumas dúvidas sobre a identificação das funções sintácticas, principalmente na distinção entre «um pouco», «ao Ricardo» e «à seita». Percebi que a presença da preposição «a» não é suficiente para determinar a função sintáctica, sendo necessário observar também o verbo, a sua regência e a relação que o termo estabelece na frase. Gostaria, por isso, de compreender melhor estes aspectos.

Em resposta a 'NÉLIO ALBERTINA CHICONELA'

Re: Dúvida e reflexão sobre o texto «Deus Desceu do Céu»

por Benilde Jose Machava Vieira -
Vamos por partes:
1. ao fazer o questionário, eu é que fiz o questionário; você ia resolver, responder.

2. gostaria de saber se este mal-entendido é utilizado pelo autor apenas para criar humor ou se também pretende transmitir alguma outra mensagem ao leitor. Ele quis marcar a passagem do comissário com a vrónica humorística.

3. nas funções sintácticas também percebeu algumas coisas de forma errada:
Eu ando um pouco distraído. O que se destacou é «um pouco distraído». Isto significa que você tem de analisar o conjunto. Ajuda muito interligar as classes gramaticais com funções sintácticas.

4. A esta altura você tem de saber fazer análise sintáctica, recorrendo a determinadas perguntas para identificar cada uma das principais funções da frase. Nunca se recorre a uma preposição para determinar uma função sintáctica. O que se disse é que o Complemento Indirecto é geralmente regido pela preposião a. Porém, esta mesma preposiãopode ocorrer em outros constituintes frásicos, como adjuntos ou complemento oblíquo. 

Sugiro que estude o assunto com base em Costa e Rothes (2015)

No semestre I, sempre que tratámos das funções sintácticas, colocámos SVO e dissemos que temos de partir do verbo para determinar se o verbo exige um sujeito e de que natureza; se exige algum complemento, qual e de que natureza.
Então, para identificar qualquer das funções centrais, temos de recorrer ao verbo.

Jump to...
Em resposta a 'Benilde Jose Machava Vieira'

Re: Dúvida e reflexão sobre o texto «Deus Desceu do Céu»

por NÉLIO ALBERTINA CHICONELA -
Muito obrigado, professora, pela explicação e pela orientação. Agora compreendi melhor que, para identificar as funções sintácticas, não devemos partir simplesmente da presença de uma preposição, mas sim do verbo e da relação que estabelece com os diferentes constituintes da frase. Também percebi que devemos analisar o constituinte destacado como um todo, como no caso de «um pouco distraído», e não apenas uma palavra isoladamente. Vou seguir a sua sugestão e estudar o assunto com base em Costa e Rothes (2015). Obrigado pela correcção e pelo esclarecimento.