Características gerais da Unidade Curricular (UC)
Inglês II é uma UC pensada para estudantes que aprendem a língua inglesa como Língua Segunda (L2), vista a importância desta língua na e para a comunicação em vários contextos, principalmente assumido que esta é facilitadora para a integração e interacção na região da SADC de que Moçambique faz parte, para além de outros quadrantes do mundo. Desta forma, a UC foi desenhada tomando em conta que apesar de os estudantes terem bases apartir dos níveis de ensino básico e secundário, geralmente, ainda carecem de prática comunicativa através da língua inglesa. Portanto, espera-se que esta UC desperte no estudante o gosto pela prática da língua, enfocando mais no seu uso para questões específicas do cotidiano dos estudos musicais e da vida musical em geral. Por assim dizer, Inglês IV visa mergulhar os estudantes em situações de inglês prático, através actividades lectivas de contacto directo e de estudo independente que se espera, possam fomentar e alimentar a curiosidade e aventura de comunicar na língua inglesa, resultando no desenvolvimento e firmamento de competências elementares de leitura, escrita e comunicaçáo oral nesta língua, entre si como pares, para com os demais falantes-aprendizes da língua, e com outras entidades que só se comunicam na língua inglesa.
Objectivos
Com os temas propostos para esta UC, de um modo geral, os estudantes devem:
a) Dominar a interpretação de textos em Língua Inglesa;
b) Desenvolver a capacida de escuta activa, a fala e escrita em Língua Inglesa;
c) Dominar aspectos gramaticais da Língua Inglesa específicos para o seu nível e contexto;
d) Aprimorar a dicção e a pronúncia na Língua Inglesa.
Resultados de aprendizagem
No fim do presente semestre espera-se dos estudantes da UC Inglês IV sejam capazes de:
a) Desenvolvimento de vocabulário
- Os estudantes serão capazes de identificar e definir novas palavras do vocabulário no contexto;
- Os estudantes serão capazes de usar o vocabulário recém-adquirido com precisão na fala e na escrita;
- Os estudantes serão capazes de aplicar estratégias (por exemplo, pistas contextuais, raízes das palavras) para compreender palavras desconhecidas.
b) Estudos de género
- Os estudantes serão capazes de reconhecer e explicar as principais características de diferentes géneros (por exemplo, narrativo, persuasivo, informativo, poesia);
- Os estudantes serão capazes de comparar e contrastar diferentes géneros em termos de estrutura, finalidade e características linguísticas;
- Os estudantes serão capazes de produzir textos escritos que sigam as convenções de um género específico.
c) Redacção de frases
- Os estudantes serão capazes de escrever frases claras e coerentes com a ideia, detalhes de apoio e conclusão;
- Os estudantes serão capazes de organizar ideias de forma lógica e usar transições para melhorar o fluxo;
- Os estudantes serão capazes de reve e editar frases para maior clareza, gramática e estilo.
d) Habilidades de discussão
- Os estudantes serão capazes de expressar ideias de forma clara e respeitosa durante discussões em grupo ou em sala de aula;
- Os estudantes serão capazes de ouvir activamente e responder adequadamente às ideias dos outros;
- Os estudantes serão capazes de usar evidências ou exemplos para apoiar seus argumentos nas discussões.
- Professor: Joaquim Borges Gove
- Alunos inscritos: 23
English II is a course designed for students learning English as a second language (L2), given the importance of this language in and for communication in various contexts, particularly as it facilitates integration and interaction in the SADC region, of which Mozambique is part, as well as in other parts of the world. Thus, the course is designed considering the condition that although students have English language foundations from primary and secondary education, they generally still lack communicative practice. Therefore, it is expected that this course awaken the taste for practicing the language, focusing more on its use for issues specific to everyday musical studies and musical. In other words, English II course is meant to immerse students in practical English communication situations through direct contact classroom activities and independent study tasks, which should encourage and fuel their curiosity and desire to communicate in English, resulting in the development and strengthening basic reading, writing, and speaking skills in English, allowing them to communicate with one another as peers, with other learners of the language – outside the School of Communication and Arts and the university in general, and with other entities that may only communicate in English.
- Professor: Joaquim Borges Gove
- Alunos inscritos: 27
Características gerais da Unidade Curricular (UC)
O Seminário Sobre a Investigação em Metodologia Pedagógica é uma UC muito importante, porquanto, liga vários aspectos já aprendidos noutras unidades curriculares (tais seriam, teoria da música, psicologia do desenvolvimento e aprendizagem, mas, principalmente, as de Metodologias de Investigação Científica e de Pedagogia e Didáctica da Música). Esta funciona como a ferramenta que conduzirá o estudante à problematização, compreensão e resolução dos problemas educacionais no geral, mas, muito particularmente, os do ensino e aprendizagem musical, bem como a construção de novos conhecimentos nesta área do saber. Portanto, espera-se que esta UC desperte no estudante o gosto pela busca e partilha do conhecimento e que esta poderá familiarizar o estudante com as ferramentas de que precisa para a apurar o seu olhar aos fenómenos da educação desde as famílias à sala de aulas. Por assim dizer, esta UC “Seminário Sobre a Investigação Pedagógica” visa semear e
aguçar o espírito de reflexão crítica e pragmática no estudante, perante situações de relação entre o professor e o aluno, a sala de aulas, o espaço didáctico-pedagógico, enfim, da arte de pedagogia, enfocando mais para o ensino da música e outras áreas associadas.
Objectivos
Com os temas propostos para esta UC, de um modo geral, os estudantes devem:
a) Reflectir sobre as metodologias do ensino de música e da Educação Musical como disciplina curricular;
b) Realizar experiências de processos metodológicos e pedagógicas em matérias da educação em geral e em particular de conteúdos musicais;
c) Dominar as abordagens da metodologia da prática pedagógica e da investigação em educação, com particular ênfase para a Educação Musical e o ensino da música de modo geral;
d) Problematizar abordagens de ensino e aprendizagem musical em função dos contextos;
e) Propôr alternativas viáveis face aos problemas das práticas pedagógicas em música e Educação Musical no contexto de Moçambique;
f) Contextualizar o ensino da Música no âmbito das Ciências da Educação e das Ciências Musicais;
Resultados de aprendizagem
No fim do presente semestre espera-se dos estudantes desta UC sejam capazes de:
a) Dominar os principais paradigmas de investigação educacional e relaciona-los com os métodos do ensino de música;
b) Identificar problemas atinentes aos processos de ensino e aprendizagem musical e analisá-los a partir de teorias adequadas;
c) Dominar a concepção projectos de pesquisa que possam resolver problemas concretos em Educação Musical e alfabetização musical;
d) Aplicar as técnicas de pesquisa, a problematização, fundamentação teórica, justificação, definição de objectivos, recolha e análise de dados e apresentação de resultados sobre processos pedagógicos em música;
e) Demonstrar capacidade de trabalho colaborativo e cooperativo através da docência e pesquisa;
f) Estabelecer a ponte entre o empírico e o científico através da acção reflexiva e crítica, a partir de abordagens e paradigmas mais usadas na pesquisa educacional.
- Professor: Joaquim Borges Gove
- Alunos inscritos: 7