Actividade em torno da leitura - turno pós-laboral (ed)
A. Leia o texto de Gouveia e Solla (2004, p. 93-106), boa parte do qual já está sublinhado. Você deve sublinhar as páginas 102 e 103 de modo a destacar informação relevante sobre o seguinte:
• Leitura consciente vs. leitura inconsciente;
• Motivos que nos levam a ler;
• Tipos de leitura e suas características.
1. Com base no texto, defina leitura oral, subvocalizada e silenciosa. Você domina as três?
2. Aplique a grelha de leitura da pág. 103 ao texto retirado da internet e que lhe foi fornecido em fotocópia («Ler é, sem dúvida, uma das actividades mais agradáveis…»)
3. Mencione alguns textos que não se leiam na totalidade.
4. Comparando os dois textos, a que corresponderia a leitura em diagonal?
5. O que é leitura funcional? O que é leitura recreativa?
6. Compare os tipos de leitura apresentados por Gouveia e Solla (2004) com os mencionados no texto retirado da internet.
7. Aplique a grelha de leitura da pagina 103.
B. Escreva um email para benildevieira.bv@gmail.com, mas antes, faça uma revisão cuidada de toda a actividade, com base no que leu. Na mensagem, você tem de mencionar os principais pontos do que aprendeu lendo ambos textos e deve incluir algum comentário que explique a razão pela qual soletrar limita a apreensão do sentido.
Lembre-se do cuidado que deve ter ao escrever e de fazer uma revisão final antes de considerar a mensagem completa. Pode fazer um rascunho, mas faça uma revisão também cuidada ao que escrever no final.
Recorde-se do que aprendeu na última aula sobre a colocação do pronome átono, evite certas paráfrases (dar início, realizar uma leitura, poder fazer, estar ausente…), considere o uso da virgula. Sobretudo, aplique o que aprendreu sobre como se escreve um email formal, para um professor.
Prazo dia 7, 17:00 horas. Depois do prazo, escusado enviar email sobre esta actividade.