Kely, se leu bem o texto que coloquei aqui, não há assim tantas regras, a menos que tenha optado por sofrer com coisas da internet.
Veja qual é o núcleo do grupo nominal e tem a concordància assegurada: esse nucleo deverá concordar com os determinantes e adjectivos atributivos e predicativos ou com os pronomes que a ele se refere.
Caso o núcleo seja composto, então terá de usar o plural. Se um deles é do género masculino, terá de usar adjectivo no masculino. Para evitar ambiguidades, quando o adjectivo só afecta o nome feminino, terá de organizar a frase de modo a evitar confusão:
«Aquela menina muito curiosa e o menino matricularam-se nesta actividade.»
Não é o mesmo que
«Aquela menina e o menino muito curiosos matricularam-se nesta actividade.»
Caso seja o rapaz, o curioso, então organize a frase de outro modo:
«O menino muito curioso e a menina matricularam-se nesta actividade.»
Com tudo isto deve ficar claro que se torna necessário organizar o discurso mentalmente antes de o proferiri ou escrever. .
O que são «pegadinhas»?
Acho que não estudou pelo material que foi recomendado. Neste não havia nada de «meio, bastante...». Além disso, a esta altura já tinha a obrigação de distinguir claramente advérbio de determinante de modo a evitar o mau uso de palavras que têm a mesma forma para advérbios e determinantes (meio, bastante, muito, todo(s), algum...). Por tal motivo, no primeiro semestre estudámos as classes gramaticais e ainda coloquei no Vula, durante o periodo sem aulas, material sobre este assunto. Lembra-se que me aborreceu muito o facto de não terem usado a gramática recomendada (Costa e Rothes (2015) para fazerem as apresentações? Pois, eu sabia que poderiam atrapalhar-se mais adiante. Mas, enfim, cada um sabe o que quer fazer da sua vida. Se não consultam o que é recomendado, se não estudam, não lêem o que coloco no Vula, cada um sabe porquê: eu cumpro com a minha parte, mas a esta altura, esta confusão já devia estar controlada.
Por fim, Kely, está na hora de dominar a colocação do pronome átono, também disponibilizado no VULA e tratado numa aula. Por isso, já não devia produzir frases como «o estudo me fez pensar», «fazer exercícios me ajudou...».
Comece a ler textos padronizados com mais regularidade.
Veja qual é o núcleo do grupo nominal e tem a concordància assegurada: esse nucleo deverá concordar com os determinantes e adjectivos atributivos e predicativos ou com os pronomes que a ele se refere.
Caso o núcleo seja composto, então terá de usar o plural. Se um deles é do género masculino, terá de usar adjectivo no masculino. Para evitar ambiguidades, quando o adjectivo só afecta o nome feminino, terá de organizar a frase de modo a evitar confusão:
«Aquela menina muito curiosa e o menino matricularam-se nesta actividade.»
Não é o mesmo que
«Aquela menina e o menino muito curiosos matricularam-se nesta actividade.»
Caso seja o rapaz, o curioso, então organize a frase de outro modo:
«O menino muito curioso e a menina matricularam-se nesta actividade.»
Com tudo isto deve ficar claro que se torna necessário organizar o discurso mentalmente antes de o proferiri ou escrever. .
O que são «pegadinhas»?
Acho que não estudou pelo material que foi recomendado. Neste não havia nada de «meio, bastante...». Além disso, a esta altura já tinha a obrigação de distinguir claramente advérbio de determinante de modo a evitar o mau uso de palavras que têm a mesma forma para advérbios e determinantes (meio, bastante, muito, todo(s), algum...). Por tal motivo, no primeiro semestre estudámos as classes gramaticais e ainda coloquei no Vula, durante o periodo sem aulas, material sobre este assunto. Lembra-se que me aborreceu muito o facto de não terem usado a gramática recomendada (Costa e Rothes (2015) para fazerem as apresentações? Pois, eu sabia que poderiam atrapalhar-se mais adiante. Mas, enfim, cada um sabe o que quer fazer da sua vida. Se não consultam o que é recomendado, se não estudam, não lêem o que coloco no Vula, cada um sabe porquê: eu cumpro com a minha parte, mas a esta altura, esta confusão já devia estar controlada.
Por fim, Kely, está na hora de dominar a colocação do pronome átono, também disponibilizado no VULA e tratado numa aula. Por isso, já não devia produzir frases como «o estudo me fez pensar», «fazer exercícios me ajudou...».
Comece a ler textos padronizados com mais regularidade.