Concordância nominal - participação obrigatória

Reflexão sobre a Concordância Nominal

Reflexão sobre a Concordância Nominal

by ELVIS GIL BENZANE -
Number of replies: 1

A concordância nominal garante a harmonia entre os elementos do grupo nominal, assegurando clareza e coesão no discurso. Através do ajuste com determinantes, adjectivos, pronomes e predicativos ao género do substantivo. 

Assim mostrando que frases como: ´´Chamas o jornalista Bila mentiroso?´´ e ´´Deviam destituir os presidentes gananciosos!´´ têm uma certa coesão gramatical e também um valor estilístico. Saber fazer uma concordância nominal é crucial para a nossa linguagem, pois, assim ela transmitirá uma certa confiança na fala, tanto como uma clareza e eficácia na transmissão de ideias.

Para mim, os exercícios limparam-me mais os olhos. Ajudaram-me a saber que há mais do que uma mudança do género e numero nas frases, mais de um sentido, este é que traz a fala algo sensacional. Em alguns dos exercícios eu cheguei a não compreender porque deveria ter aquele tipo de mudança, mais depois pouco a pouco, achei uma explicação. Como o exercício da página 40 acerca da ´´Concordância do adjectivo atributo em género e/ou número´´ nº1 alínea e.

Em certo ponto, acreditei que a resposta seria ilícito, nesse caso, somente ficando com ´´consumo´´ mas depois compreendi o por que de estar errado.  

In reply to ELVIS GIL BENZANE

Re: Reflexão sobre a Concordância Nominal

by Benilde Jose Machava Vieira -
Isto não constitui uma frase bem formada: onde está o verbo?
«Através do ajuste com determinantes, adjectivos, pronomes e predicativos ao género do substantivo.»