Depois da interação com o ChatGPT, compreendi que o diário de aprendizagem é um documento redigido pelo estudante para apresentar informações e reflectir sobre as actividades curiculares.
Redigir um diário de aprendizagem é uma forma de memorizar melhor o conteúdo, analisar o desenvolvimento do pensamento crítico, expressar emoções, conscientizar os professores das dificuldades e conquistas do estudante.
No diário de aprendizagem, não se trata de sintetizar a matéria, mas sim escrever o que aprendi, as dificuldades, o que fiz para contribuir na aula, o que mais me empolgou, dúvidas que ficaram e como ultrapassar, as descobertas...
O diário deve ser feito, na minha opinião, depois de cada aula, isso implica escrever diariamente o que ajuda a memorizar a matéria, ele deve ser escrito independentemente de ter ou não participado da aula.
O diário de aprendizagem não constitue nenhum numéro determinado de palavras, nem parágrafos, isto é, depende do conteúdo que o estudante tem. Pode-se considerar estrutura:
1. A data;
2. O que foi estudado;
3. O que ficou;
4. O que fazer com a informação.
Resumindo, diário de aprendizagem é um registo de autorreflexão em que o estudante pode apresentar suas ideias, preocupações e o professor pode acompanhar o percurso do estudante, corrigir falhas e dar sugestões ao estudante. O diário de de aprendizagem, sendo o documento pessoal, não pode o ChatGPT escrever no meu lugar, pois é escrevendo que eu terei a chance de progredir e além disso o ChatGPT não conhece as minhas dificuldades, etc.