Diário de Aprendizagem - fórum obrigatório 2

Diário de aprendizagem

Diário de aprendizagem

por EDMÉNIA DA SARA LAITO -
Número de respostas: 1

Depois da interação com o ChatGPT, compreendi que o diário de aprendizagem é um documento redigido pelo estudante para apresentar informações e reflectir sobre as actividades curiculares.

Redigir um diário de aprendizagem é  uma forma de memorizar melhor o conteúdo, analisar o desenvolvimento do pensamento crítico, expressar emoções, conscientizar os professores das dificuldades e conquistas do estudante. 

No diário de aprendizagem,  não se trata de sintetizar a matéria, mas sim escrever o que aprendi,  as dificuldades,  o que fiz para contribuir na aula, o que mais me empolgou, dúvidas que ficaram e como ultrapassar, as descobertas...

O diário deve ser feito, na minha opinião,  depois de cada aula, isso implica escrever diariamente o que ajuda a memorizar a matéria, ele deve ser escrito independentemente de ter ou não participado da aula.

O diário de aprendizagem não constitue nenhum numéro determinado de palavras, nem parágrafos, isto é,  depende do conteúdo que o estudante tem. Pode-se considerar estrutura:

1. A data;

2. O que foi estudado;

3. O que ficou;

4. O que fazer com a informação.

Resumindo, diário de aprendizagem é um registo de autorreflexão em que o estudante pode apresentar suas ideias, preocupações e o professor pode acompanhar o percurso do estudante,  corrigir falhas e dar sugestões ao estudante. O diário de de aprendizagem,  sendo o documento pessoal, não pode o ChatGPT escrever no meu lugar, pois é escrevendo que eu terei a chance de progredir  e além disso o ChatGPT não conhece as minhas dificuldades, etc.