Após a interacção com o ChatGPT, compreendi que o diário de aprendizagem é uma forma de registar e refletir sobre o que aprendi, as dificuldades que tive, os progressos que alcancei e o que posso fazer para melhorar. Considero razoável escrever semanalmente, porque assim consigo reunir as aprendizagens da semana e refletir com mais calma.
Cada entrada pode ter cerca de cinco a sete parágrafos curtos, incluindo o que aprendi, como aprendi, as dificuldades encontradas, as estratégias para melhorar e uma reflexão final. O diário também pode ser usado para avaliação, pois permite acompanhar o meu progresso e a minha participação no processo de aprendizagem.
Se eu faltar a uma aula, devo registar a ausência com sinceridade e procurar recuperar o conteúdo por meio dos apontamentos dos colegas ou dos materiais disponibilizados. O ChatGPT não deve fazer o diário por mim, porque as ideias e experiências devem ser minhas. No entanto, pode ajudar-me a organizar a estrutura, corrigir a escrita e melhorar a clareza do texto, sem mudar as minhas ideias.