Diário de Aprendizagem - fórum obrigatório 2

Reflexão sobre a actividade "diário de aprendizagem"

Reflexão sobre a actividade "diário de aprendizagem"

por SHALIZE ANTELMO MONDLANE -
Número de respostas: 0

Após conversar com o ChatGPT, percebi melhor o que é um diário de aprendizagem. Entendi que não serve apenas para contar o que aconteceu na aula, mas principalmente para refletir sobre aquilo que aprendi, as dificuldades que tive, o que me chamou mais atenção e o que posso fazer para melhorar a minha aprendizagem.

Também percebi que o diário pode ajudar a acompanhar a minha evolução ao longo da disciplina, identificar dúvidas e organizar melhor os estudos. O ChatGPT pode ser útil para esclarecer dúvidas, ajudar a organizar ideias ou melhorar a escrita, mas não deve escrever o diário por mim, porque a reflexão deve ser baseada nas minhas próprias experiências.

Outra coisa que achei importante é que o diário deve ser escrito com alguma regularidade, de preferência pouco tempo depois da aula, quando ainda me lembro bem do que aconteceu e do que aprendi. Mesmo se faltar a uma aula, devo procurar os apontamentos, conversar com colegas ou consultar os materiais para conseguir fazer a minha reflexão.

Inquietação: Depois de ler os exemplos apresentados, fiquei com uma dúvida. As entradas do diário devem ter sempre um tamanho semelhante ou podem variar de acordo com a aula e com a quantidade de reflexões que cada estudante tiver?