Disciplina: Tecnologias de Informação e Comunicação Aplicadas em Unidades de Documentação e Informação - 2º ano - Pós-Laboral
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TÓPICO 1 - Redes de partilha de informação
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A partir da leitura dos três textos básicos e da pesquisa de outras fontes de informação, os estudantes deverão elaborar um trabalho de no máximo quatro páginas que disserte sobre os aspectos teóricos conceptuais de redes de partilha de informação, sua importância para as actividades académicas e de investigação; e qual é o papel das unidades de documentação e informação, e dos profissionais de informação no desenvolvimento das redes de partilha de informação; e destacando o surgimento e evolução da Internet e os recentes desenvolvimentos da computação em nuvem, na implementação de redes de colaboração e partilha de informação científica.
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Para a pesquisa de outras fontes de informação sobre redes de partilha de informação recomenda-se vivamente o uso das bases dados subscritos pela Biblioteca Central da UEM, em especial as bases Springer e a Emerald.
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Bem vindo ao fórum de discussão do Trabalho sobre Redes de partilha de informação.
Use este espaço para colocar suas dúvidas relativas ao trabalho sobre Redes de partilha de informação. As mesmas poderão ser respondidas pelos Professores e/ou pelos colegas que desejarem partilhar suas ideias sobre o trabalho.
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TÓPICO 2 - Open archives, softwares livres e creative commons
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Trabalho monográfico sobre open access e open source
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A partir da leitura dos cinco textos básicos, visita a links dos projectos e iniciativas open archives/open access/open source/creative commons fornecidos e da pesquisa de outras fontes de informação, os estudantes deverão elaborar um trabalho de no máximo cinco páginas incluindo a capa, que disserte sobre os aspectos teóricos conceptuais das iniciativas de open archives/open access sua relação com os projecto de open source e de creative commons, e os impactos destes projectos no desenvolvimento de ambientes digitais nas unidades de documentação e informação, em Moçambique e no mundo.
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Para a pesquisa de outras fontes de informação sobre redes de partilha de informação recomenda-se vivamente o uso das bases dados subscritos pela Biblioteca Central da UEM, em especial as bases Springer e a Emerald.
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Bem vindo ao fórum de discussão do trabalho sobre iniciativas open access e open source!
Use este espaço para colocar suas dúvidas relativas ao trabalho sobre as iniciativas open access e open source em Moçambique e no mundo. As mesmas poderão ser respondidas pelos Professores e/ou pelos colegas que desejarem partilhar suas ideias sobre o trabalho.
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TÓPICO 3 - Padrões e metadados de estruturação e intercâmbio de informação
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Com base na leitura dos textos indicados para este tópico e pesquisa de outras fontes sobre o assunto, os estudantes devem elaborar um trabalho dissertativo, sobre fundamentos teóricos e práticos de padrões de metadados e normas de descrição de objectos digitais. O trabalho deve discutir aspectos conceituais e aplicação dos diversos esquemas de metadados na implementação de repositórios digitais, bibliotecas digitais, plataformas de agregação e descoberta de informação, entre outros. Especificamente, o trabalho deve abordar o uso das tecnologias na representação descritiva, como por exemplo: o padrão de descrição bibliográfica semântica MARCOnt Initiative; metadados para a descrição de recursos da internet e/ou objectos digitais, o padrão Dublin Core e sua aplicação; aplicações de metadados baseadas em FRBR e RDA, AACR2, MARC21 e UNIMARC, entre outros; e o uso do Protocolo Z39.50 para recuperação de informação em redes electrónicas de partilha de informação.
O trabalho deve ter no máximo dez (10) páginas incluíndo a capa e referências bibliográficas utilizadas.
Página: A4 Margens: 2.5 em todos os lados Orientação: Vertical Fonte: Verdana Tamanho: 12 Entrelinha: 1 Espaço entre parágrafos: 6 pontos, depois de cada parágrafo.
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Para a pesquisa de outras fontes de informação sobre a temática deste trabalho recomenda-se vivamente o uso das bases dados subscritos pela Biblioteca Central da UEM, em especial as bases Springer e a Emerald.
Para informação adicional sobre formatos, padrões e identificadores persistentes para preservação de objectos digitais, visite os sites listados abaixo:
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Bem vindo ao fórum de discussão do trabalho sobre padrões de metadados de descrição de objectos digitais!
Use este espaço para colocar suas dúvidas relativas ao trabalho sobre padrões de metadados de descrição de objectos digitais. As mesmas poderão ser respondidas pelos Professores e/ou pelos colegas que desejarem partilhar suas ideias sobre o trabalho.
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TÓPICO 4 - Metadados versus interoperabilidade e integração entre distintos sistemas de informação digital
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Com base na leitura dos textos indicados para este tópico e pesquisa de outras fontes sobre o assunto, os estudantes devem elaborar um trabalho dissertativo, sobre fundamentos teóricos e práticos de metadados, interoperabilidade de sistemas de informação digital e sua aplicação na implementação de repositórios e bibliotecas digita. O trabalho deve discutir aspectos conceituais e aplicação dos diversos esquemas de metadados e o papel dos sistemas de identificadores persistentes - URN, PURL, DOI, Handle System, CrossRef e OpenURL na implementação de repositórios digitais, bibliotecas digitais, plataformas de agregação e descoberta de informação, entre outros. Especificamente, o trabalho deve abordar a importância do uso do protocolo OAI-PMH para a implementação de interoperabilidade e integração de sistemas de informação digital.
O trabalho deve ter no máximo dez (10) páginas incluíndo a capa e referências bibliográficas utilizadas.
Página: A4 Margens: 2.5 em todos os lados Orientação: Vertical Fonte: Verdana Tamanho: 12 Entrelinha: 1 Espaço entre parágrafos: 6 pontos, depois de cada parágrafo.
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Para a pesquisa de outras fontes de informação sobre a temática deste trabalho recomenda-se vivamente o uso das bases dados subscritos pela Biblioteca Central da UEM, em especial as bases Springer e a Emerald.
Para informação adicional sobre formatos de metadados, padrões de interoperabilidade e identificadores persistentes para preservação de objectos digitais, visite os sites listados abaixo:
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Links úteis
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TÓPICO 5 - Linguagens para estruturação da informação
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Com base na leitura dos textos indicados para este tópico e pesquisa de outras fontes sobre o assunto, os estudantes devem elaborar um trabalho dissertativo, sobre fundamentos teóricos e práticos das linguagens de estruturação da informação, sua origem e evolução, sua aplicação na Internet. O trabalho deve destacar o uso de HTML nas suas diferentes verões até a HTML 5, identificar e demonstrar com exemplos o uso das TAGS principais de definição e estrutura de documentos e páginas HTML incluido a integração de HTML e CSS. Por último o trabalho deve abordar também sobre os fundamentos teóricos e práticos das linguagens XML e XSL e sua aplicação na construção de sistemas de informação no contexto das bibliotecas e repositórios digitais.
O trabalho deve ter no máximo dez (10) páginas incluíndo a capa e referências bibliográficas utilizadas.
Página: A4 Margens: 2.5 em todos os lados Orientação: Vertical Fonte: Verdana Tamanho: 12 Entrelinha: 1 Espaço entre parágrafos: 6 pontos, depois de cada parágrafo.
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Para a pesquisa de outras fontes de informação sobre linguagens para estruturação da informação recomenda-se vivamente o uso das bases dados subscritos pela Biblioteca Central da UEM, em especial as bases Springer e a Emerald.
Para informação adicional sobre linguagens para estruturação da informação, tutoriais e exemplos práticos sobre HTML, CSS, XML e XSL, visite os sites listados abaixo:
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1. Usando um tema a vossa escolha, o trabalho em grupo de HTML e CSS consiste em criar pelo menos três documentos HTML5 válidos, todos eles utilizando uma Folha de Estilos em Cascata (utilize apenas um arquivo CSS externo).
2. O trabalho deve ter um projecto de desenvolvimento da página de no máximo duas páginas (Estrutura a escolha dos estudantes), incluindo os nomes dos elementos do grupo.
3. Os grupos devem escolher o tema e partilhar via WhatsApp, para evitar sobreposição de temas até 30 de Setembro de 2023.
4. As três (ou mais) páginas HTML devem estar ligadas umas às outras através de uma lista de navegação (MENU).
5. A página web deve ter um tema consistente ao longo de todo o trabalho.
6. Deve também preencher as páginas com conteúdo de texto relacionado com o tema selecionado.
7. Estão livres para usar linguagens de acordo com a vossa criatividade.
8. Incluam comentários a explicar o vosso código.
9. Os ficheiros do site devem ser gravados em uma única pasta.
10. Os ficheiros deverão ser comprimidos em um ficheiro ZIP ou RAR e submetidos via plataforma VULA até 15 de Outubro de 2023
O HTML:
- Um cabeçalho (<head>) e um rodapé (<footer>) em cada página.
- Parágrafos (<p>).
- Títulos de pelo menos dois níveis (por exemplo, <h2> e <h3>).
- Um sistema de navegação que liga as três páginas entre si.
- Uma imagem incorporada., vídeo incorporado do Youtube e um mapa
- URL absoluto.
- Lista (ordenada, não ordenada, lista de definição - escolha pelo menos uma lista).
O CSS: Pelo menos as seguintes propriedades devem ser definidas:
- Largura da página.
- Família de fontes.
- Tamanho da fonte.
- Cor da fonte e cor de fundo.
- Posicionamento do conteúdo, Float, Posicionamento Relativo, Posicionamento Absoluto - utilize no mínimo dois. Utilize top, bottom, right e left para especificar onde o espaço deve ser adicionado ao elemento.
DICAS: visitem os seguintes websites para dicas
- https://css-tricks.com/snippets/css/a-guide-to-flexbox/
- http://learn.shayhowe.com/html-css/positioning-content/#uniquely-positioning-elements
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TÓPICO 6 - Tecnologias para criação de repositórios informacionais
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Com base na leitura dos manuais do software Dspace, consulta a documentação do Dspace no Site da DuraSpace, assim como, nos videos tutoriais sobre a instalação e configuração sugeridos em links úteis, os estudantes devem elaborar um trabalho prático que consiste na instalação e configuração do software Dspace em seu computador e posterior criação de comunidades, subcomunidades e colecções, devendo também configurar utilizadores administradores e realizar o depósito de pelo menos 5 itens em cada comunidade do repositório. Em caso de não possuir computador com capacidade para instalar o Dspace, poderá usar a versão Demo do Dspace, no site da Duraspace listado em links úteis. Como evidência da realização da actividade prática, os estudantes deverão capturar as telas do processo de configuração criação de comunidades, subcomunidades, colecções e depósito de documentos, entre outras actividades realizadas.
O trabalho deve ter no máximo vinte (20) páginas incluíndo a capa.
Página: A4
Margens: 2.5 em todos os lados
Orientação: Vertical
Fonte: Verdana
Tamanho: 12
Entrelinha: 1
Espaço entre parágrafos: 6 pontos, depois de cada parágrafo. -
Bem vindo ao fórum de discussão do trabalho prático sobre instalação e configuração do Dspace!
Use este espaço para colocar suas dúvidas relativas ao trabalho prático sobre instalação e configuração do Dspace. As mesmas poderão ser respondidas pelos Professores e/ou pelos colegas que desejarem partilhar suas ideias sobre o trabalho.
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TÓPICO 7 - Tecnologias para criação de guias de pesquisas digitais
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Com base na leitura dos manuais do software SubjectPlus, consulta a documentação do software no Site do Projecto SubjectPlus, assim como, nos videos tutoriais sobre a instalação e configuração sugeridos em links úteis, os estudantes devem elaborar um trabalho prático que consiste na instalação e configuração do software SubjectPlus em seu computador e posterior criação de guias de assuntos por área de conhecimento e tipo de informação (por exemplo, bases de dados, revistas científicas, livros electrónicos, etc.), devendo também configurar utilizadores administradores e realizar o registo de pelo menos 5 itens em cada guia. Como evidência da realização da actividade prática, os estudantes deverão capturar as telas do processo de configuração criação de guias de assuntos por área de conhecimento e tipo de informação (por exemplo, bases de dados, revistas científicas, livros electrónicos, registo de itens nas guias, etc.), entre outras actividades realizadas.
O trabalho deve ter no máximo vinte (20) páginas incluíndo a capa.
Página: A4
Margens: 2.5 em todos os lados
Orientação: Vertical
Fonte: Verdana
Tamanho: 12
Entrelinha: 1
Espaço entre parágrafos: 6 pontos, depois de cada parágrafo. -
Bem vindo ao fórum de discussão do Trabalho prático sobre instalação e configuração do SubjectPlus!
Use este espaço para colocar suas dúvidas relativas ao trabalho prático sobre instalação e configuração do Dspace. As mesmas poderão ser respondidas pelos Professores e/ou pelos colegas que desejarem partilhar suas ideias sobre o trabalho.
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TÓPICO 8 - Tecnologias para criação de recursos digitais: tópicos especiais
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Com base na leitura dos manuais do software Koha, consulta a documentação do software no Site do Projecto Koha, assim como, nos videos tutoriais sobre a instalação e configuração sugeridos em links úteis, os estudantes devem elaborar um trabalho prático que consiste na instalação e configuração do software Koha em seu computador e posterior parametrização das informações de configuração do sistema, tendo como exemplo o SIBUEM, referência - Biblioteca Central Brazão Mazula, devendo também configurar utilizadores administradores e realizar o registo de pelo menos 5 itens em cada Biblioteca do SIBUEM. Em caso de não possuir computador com capacidade para instalar o Koha poderá usar a versão Demo (verão 20.x formato MARC21) do Koha disponível no site do Projecto Koha listado em links úteis. Como evidência da realização da actividade prática, os estudantes deverão capturar as telas do processo de configuração e parametrização das informações de configuração do sistema, tendo como exemplo o SIBUEM, referência - Biblioteca Central Brazão Mazula, devendo também configurar utilizadores administradores e realizar o registo de pelo menos 5 itens em cada Biblioteca do SIBUEM, entre outras actividades realizadas.
O trabalho deve ter no máximo vinte (20) páginas incluíndo a capa.
Página: A4
Margens: 2.5 em todos os lados
Orientação: Vertical
Fonte: Verdana
Tamanho: 12
Entrelinha: 1
Espaço entre parágrafos: 6 pontos, depois de cada parágrafo. -
Bem vindo ao fórum de discussão do trabalho prático sobre instalação e configuração do Software Koha!
Use este espaço para colocar suas dúvidas relativas ao trabalho sobre as iniciativas open access e open source em Moçambique e no mundo. As mesmas poderão ser respondidas pelos Professores e/ou pelos colegas que desejarem partilhar suas ideias sobre o trabalho.