Trabalho em torno do texto «Estratificação social no Antigo Egipto»
Leia novamente o texto com muita atenção e responda ao que segue.
1. Verifique num dicionário todas as palavras que não conheça para melhorar a compreensão do texto e ampliar o seu vocabulário.
2. Verifique se o esquema feito na aula faz mais sentido depois de fazer a tarefa 1.
3. Diga se são verdadeiras ou falsas as afirmações que seguem e copie do texto o trecho que fundamenta a sua escolha. Não se esqueça de usar aspas para indicar as suas transcrições.
a. Nem todos os membros da camada superior eram proprietários de terras.
b. A nobreza agrária podia ter armazenados em seus palácios cereais.
c. Um artesão ou camponês podia ascender a escriba.
d. Na prática, podia-se encontrar escribas tanto em templos como em palácios.
e. No Egipto antigo, devido às condições gerais, era difícil saber quantos soldados estavam a serviço do Estado.
f. Tanto se podia encontrar artesãos a fazerem os seus trabalhos em sua casa para vender a qualquer um como se podia encontrá-los a serviço exclusivo de um chefe militar.
g. Durante as inundações do Rio Nilo, os camponeses dedicavam-se ao ócio, esperando o início de nova época agrícola.
h. Só escribas, mercadores e artesãos pagavam impostos.
i. Os escravos ajudavam os nobres a carregar pedras para os seus palácios.
4. Qual era a condição para se ser escriba?
5. O faraó era o senhor do Egipto e, em teoria, toda a terra lhe pertencia.
a. Por que motivo o pronome átono antecede o verbo pertencer?
6. Considere as palavras dentro da caixa, todas elas graficamente acentuadas. Agrupe-as pelas categorias esdrúxulas, graves e agudas.
| faraó fundiária funcionários territórios constituíam além intermédio constituído técnicas cálculo, saídas armazéns egípcio própria, palácios último através |
|---|
8. Encontre no texto:
a. 3 palavras esdruxulas não acentuadas.
b. 3 palavras graves não acentuadas.
c. 3 palavras agudas não acentuadas.
9. Preencha com g ou j:
a. Graças à Egiptolo__ia, hoje conhecemos a história antiga do Egipto.
b. Um grupo de escavadores, encontrou uma ti__ela milenar perto da Esfin__ie
c. Há muita __eometria envolvida nos monumento antigos, até nas pirâmides de __izé.
d. Os escribas a__iam em serviço da camada superior. Ima__ino que um bom escriba, a___il no cálculo devia ser muito procurado!
e. Será que no Antigo Egipto havia __irafas e ___iboias?
f. Sendo o rio Nilo navegável, é possível fazer via___ens ao longo do Egipto?
10. Complete o quadro seguindo o modelo:
| substantivo | adjectivo | verbo |
|---|---|---|
| a teoria | ||
| centralizar | ||
| fundamental | ||
| imponente | ||
| dominar | ||
| a extracção |
11. Faça a análise sintáctica das duas frase:
a. Toda a terra pertencia ao faraó.
b. Adquiridos através da guerra, eram utilizados nos trabalhos mais pesados.